Segundo especialista o melhor caminho para uma expansão segura se baseia em deter o conhecimento sobre as melhores práticas do mercado.
Uma boa opção para quem busca empreender é o universo das franquias, já que podem apresentar projetos atraentes e lucrativos. E a melhora de alguns indicadores macroeconômicos como a queda da inflação e expansão do crédito às famílias, projeção do tímido crescimento do PIB em 2017 e fatores pontuais que associados à busca incessante do setor de franquias por mais eficiência, alimenta novos mercados, reconquista o consumidor e aumenta o poder de compra.
Segundo o consultor Fernando Hott, da Formato Consultoria & Negócios, em Belo Horizonte, é necessário avaliar alguns pontos inicialmente, antes de investir no setor de franquias. “É preciso fazer bom estudo de viabilidade da operação, entender o nível de posicionamento da marca ainda que regionalmente e buscar o auxílio de uma consultoria especializada para estabelecer os próximos passos de forma dedicada ao modelo de negócio a ser replicado”.
Porém, são os muitos os benefícios que uma franquia oferece e o especialista separou os principais, veja:
– Velocidade de expansão dos negócios;
– Operação do negócio por um dono;
– Aspectos jurídicos;
– Poder de compra da Rede;
– Organização do conhecimento.
Expansão do negócio
Para expandir o seu negócio, Fernando garante que o melhor caminho para um crescimento seguro se baseia em deter o conhecimento sobre as melhores práticas do mercado e possuir um conteúdo formalizado, documentado e confiável para o relacionamento entre as partes (franqueador e franqueado). “De acordo com o modelo de negócio proposto pelo franqueador, são estabelecidos padrões para as estratégias de expansão da franquia que não venham a ferir as condições de logísticas, suporte imediato e de monitoramento da rede, prejudicando assim o relacionamento entre as partes”, disse.
Além disso, ele ressalta que o franqueador deve avaliar cuidadosamente o perfil de cada candidato, não só as condições financeiras, mas também analisar se o futuro franqueado terá possibilidades de se adaptar ao perfil da loja e do negócio como um todo.