O Google é um dos sites mais visitados do mundo e para onde todos “correm” quando precisam buscar informação sobre qualquer assunto.
Por isso, a empresa adota uma estratégia bastante elaborada para conseguir mostrar exatamente o que a pessoa busca no momento da sua pesquisa.
“Se existe…tá no Google!”
Segundo a pesquisa global da Experian (empresa líder mundial em serviços de informação de crédito) divulgada em julho de 2015, o Google é a principal fonte de visitas nos sites das empresas. Isso quer dizer que a procura por um assunto começa nesse buscador e não mais pelo boca a boca.
Portanto, é muito importante que seu escritório de contabilidade apareça na busca, afinal, o Google já deixou de ser um mero buscador e hoje é a principal vitrine de negócios, com baixo custo e ampla visibilidade. Não à toa, muita gente costuma brincar, dizendo que “Se existe, tá no Google!”.
Existem duas maneiras de trabalhar o marketing para o escritório contábil e figurar nas primeiras posições da página de pesquisa: você pode oferecer um conteúdo atraente em seu site, ou você pode ser um anunciante. Se optar por atuar das duas formas, terá ainda mais visibilidade!
O Google AdWords (como é chamada a publicidade do Google) é acessível para todos os tamanhos de empresas e pode trazer ótimos resultados para o seu escritório. Conheça as principais vantagens de anunciar neste canal:
Baixo investimento: o pagamento só acontece quando a pessoa clica no seu anúncio (não quando apenas visualiza) e é você quem define qual será o valor máximo a ser pago por clique (Custo por Clique – CPC).
Segmentação precisa: para direcionar melhor seu anúncio é possível segmentar a divulgação por perfil de público-alvo, dia da semana, horário, cidade, e assim por diante.
Flexibilidade: você consegue pausar, redefinir as palavras-chave escolhidas e reiniciar a campanha a qualquer momento, sem custo. Então, caso a demanda aumente muito, você pode interromper o anúncio até estabilizar o envio das propostas, mantendo o trabalho no seu ritmo.
Mensuração de resultado: a ferramenta permite acompanhar, em tempo real, quantas pessoas viram seu anúncio e a porcentagem que efetivamente clicou nele. Além disso, o Google envia mensalmente uma lista de todas as principais estatísticas e números importantes.
Como funcionam os anúncios pagos?
Os links patrocinados, ou anúncios pagos, aparecem nas três primeiras posições da página de resultados e também ao lado direito da página. Veja o exemplo abaixo:
Como ter sucesso na propaganda do escritório contábil no Google?
Mesmo com ótimas vantagens e todo o destaque, a campanha do escritório de contabilidade no Google precisa seguir cuidados importantes para ter sucesso na campanha, seguindo com atenção as etapas a seguir:
1. Planejamento da campanha
A primeira definição da sua campanha deve ser o objetivo que pretende atingir: novos clientes, conquistar um nicho de mercado específico ou ampliar o faturamento são exemplos possíveis. Sem um objetivo claro, será difícil avaliar se está obtendo sucesso. Então, um bom ponto de partida é definir que no anúncio do Google seu escritório vai oferecer serviços de abertura de empresa para MPEs em Ribeirão Preto, por exemplo.
É importante destacar que, quando você decide divulgar um anúncio do escritório de contabilidade, precisa estar preparado para o aumento de contatos e elaboração de propostas que ele pode trazer. Se o volume de contatos superar suas expectativas, lembre-se que é possível pausar a campanha a qualquer momento.
Outro ponto fundamental no planejamento do contador: a questão ética. Certifique-se de fundamentar sua campanha no Código de Ética Profissional do Contador divulgado pelo CRC, evitando a concorrência desleal.
2. Escolha bem as palavras-chave
Outra maneira de otimizar os resultados do anúncio é identificar os termos que levarão seu potencial cliente a encontrar seu escritório. Seja bem específico, porque palavras-chave muito genéricas dificultam o alcance de clientes em potencial. Ao invés de “Escritório de Contabilidade”, escolha algo como: “Escritório de Contabilidade em Ribeirão Preto”, “Abertura de MPE em Ribeirão Preto” ou “Contabilidade para abertura de empresa em Ribeirão Preto”.
3. Acompanhe os resultados
Se notar que o número de visitas ao site aumentou, mas esse movimento não refletiu nos objetivos traçados, é preciso entender o motivo. Você também pode avaliar em quais dias da semana (e horários) que seu anúncio conquista mais cliques ou ainda a taxa de rejeição, que é quando a pessoa entra no site e sai em seguida, sem interagir na página.
Isso pode significar que o que chamou a atenção dela no anúncio, não estava retratado na primeira página do site, levando a desistência. Nesse caso, você deve reavaliar as palavras-chave escolhidas, pois elas podem estar afetando o desempenho da propaganda.
Conheça a estrutura visual de uma conta no Google AdWords, com exemplos práticos para fazer sua propaganda de contabilidade:
Estar na primeira página do Google não precisa ser um sonho distante para o seu escritório de contabilidade e o AdWords é a prova.
A FORMATO – Franquias & Negócios, tem uma equipe especializada que desenvolve todo o planejamento e aplicação de sua campanha nos meios digitais, otimizando sua publicidade para atrair mais clientes e potencializando seus resultados com maior eficácia.
FONTE: contaazul.com
ADAPTADO POR: formatoconsultoria.com.br